Ebook ou Livro Físico

by - 10:00


Hoje eu vou trazer um tema bem polêmico, ebook ou livro físico? Qual você prefere? Qual eu prefiro? Vamos debater aqui um pouco sobre as vantagens e desvantagens dos dois… e depois direi qual eu prefiro.

As vantagens do Ebook:

  • Não ocupam espaço.

Os ebooks não tem peso e não ocupam espaço físico, ou seja, em prateleiras, no armário, ou onde for, você apenas leva com você um ou centenas de livros em um mesmo lugar (kindle, lev, kobo, ou qualquer outro meio para você ler).

  • Maior durabilidade.

Sim, eles duram mais, porque depois de feito o download/compra, você vai ter ele na sua prateleira virtual a vida inteira, sem risco de rasgar, fazer orelhas e lombadas e ainda sem amarelas e mofar.

  • Economicamente ecológico.

Sim, você não precisa de nenhuma árvore para fazer um ebook, eles não tem papel, então realmente ecologicamente ele é perfeito.

  • Preço

Na maioria das vezes os preços dos livros digitais são bem mais em conta do que um livro físico, até porque não tem todo o trabalho de gráfica e montagem para acontecer, é tudo no computador, então o preço realmente é mais baixo.

  • Variedade

Se tem um livro que você procura há tempos e não encontra, em ebook você pode encontrar muito mais fácil, ele não se esgota, como livro físico.

As vantagens do livro físico:

  • Ter o livro em mãos

Para muitos amantes de livros, ter o livro em mãos é algo gratificante, é algo que te deixa feliz, algo realizado, você ter o livro também aumenta mais a vontade de ler, a curiosidade de querer conhecer aquela história.

  • Concentração

Sim, o livro físico é mais fácil de concentrar, você foca mais naquilo que está lendo, e muitos testes foram feitos com várias formas de ler um livro, e o livro físico teve melhores resultados.

  • Cansaço

Os livros físicos cansam menos do que ebooks, pelo simples fato de que você não está lendo de uma tela, o brilho da tela faz mal e cansa a vista, o livro físico você tem um papel, que não lhe faz mal nenhum.

  • Coleção

O que pode até parecer bobeira, mas quem é amante de livro, ama ter uma estante cheia de livros e querer ter uma coleção com seus livros preferidos, livros que mudaram sua vida, então sim, fazer uma coleção de livros ajuda também.

As desvantagens do Ebook:

  • Carregar o seu leitor

Sim, é uma desvantagem, apesar que a bateria dura semana, você precisa carregar com uma frequência, e a bateria pode acabar em qualquer momento, até naqueles que você está em meio a uma viagem em uma parte tensa de um livro e puff acaba a bateria e não tem como carregar naquele momento, é frustrante.

  • Intransferível

Após a compra/download do livro no seu leitor, você não tem como emprestar/transferir para ninguém, só você vai ler, você não irá emprestar o seu leitor não é mesmo?

  • Brilho da tela

E tem o brilho que cansa a vista e até faz mal, tem alguns que não tem essa luminosidade, mas ler em uma tela pode ser mais cansativo do que imagina.

As desvantagens do Livro Físico:

  • Custo

O custo de um livro pode ser muito caro, fazendo com que o livro seja um preço absurdo, e quando se tem uma "atualização", uma revisão melhor, gerará um novo custo para as editoras, o custo de fazer um livro não é barato.

  • Desgaste

Infelizmente o livro físico desgasta com o tempo, amarela, mofa, às vezes rasga, às vezes faz orelha e lombadas, perder a tinta, se a edição não for muito boa.

Bom, essas são algumas vantagens e desvantagens dos dois meios de leitura, qual é o seu preferido? O meu é o livro físico, eu tenho um problema com ler em pc/celular/leitor, qualquer variante disso, me canso muito rápido e me dói a vista, então não gosto muito desse meio, eu gosto de ter no papel, pegar, apesar que sei que é um gasto ao meio ambiente, mas é uma paixão minha ter o livro em mãos.


You May Also Like

0 comentários