Ressaca Literária - o que é e como "curar"

by - 10:00



O que é a tão temida ressaca literária? Eu não tinha passado por isso, não sabia o que era até entrar em uma, que me persiste desde fevereiro, meu rendimento de leitura está uma negação, que é até vergonhoso um negócio desses. Mas realmente existe a tão ressaca literária e é muito ruim, você quer ler, mas não consegue, tudo te deixa desmotivado, o livro não vai, a leitura não flui e o negócio empaca. Se você leitor, ainda não passou por isso, agradeça e aproveita porque uma hora chega, eu achei que nunca teria ressaca, até que tive. E saiba que você não está sozinho, se você pesquisar, você irá achar um monte de gente passando pelo mesmo problema que você.
Tem vários motivos para você entrar em uma ressaca literária. E então, quais são eles e quais as soluções?


1 – Livro fascinante:
Muitas vezes entramos em uma ressaca quando temos uma leitura extensa ou que nos comoveu muito, que nos fez entrar na história, estar envolvido demais naquele livro e história. E aquele tipo de livro que você não larga para nada, você só quer acabar com o livro, porém quando ele chega ao fim, você tem o sentimento de luto, você não sabe como prosseguir a vida sem o livro, esse sentimento de perda faz com que você não consiga ler um outro livro, porque você ficou tão preso naquele livro, que não consegue esquecer, e você tenta ler algo e nada vai para frente.
Solução:
Tire um tempo para si, não force a ler, não se cobre a ler, não se pressione, tente descansar, não força o bloqueio a sumir. Tente digerir tudo que aconteceu, tente seguir a vida e entender que aquilo não é real, e sim um livro muito bom que você gostou e te marcou, mas você precisa de um tempo para isso. Siga em frente.

2 – Decepção
Você leu um livro com uma expectativa muito alta, com ótimas recomendações, com ótimas críticas, mas ao acabar você percebeu que aquele livro não foi tão bom quanto foi para outro, e isso nos deixa com um sentimento de decepção, porque você esperava tanto e não foi aquilo, não foi o que a gente queria, mesmo que seja um gênero que você goste, uma história interessante, mas não te prende, e é decepcionante.
Solução:
Vá devagar, você pode pegar um outro livro com um gênero mais leve, um romance, um livro Young adult, um livro mais fino, um livro calmo, isso faz com que você desprende da história anterior, da decepção que teve com aquela leitura. Passado um tempo, você volta a ler livros mais densos, mais complexos, aquele gênero que você gosta, e vê se a leitura está fluindo, se ainda não tiver, tire mais um tempo e tenta curar essa ressaca, não force a ler o que não consegue.

3 – Problemas pessoais
Às vezes a ressaca literária não é nem por livro, é por problemas que estamos passando, dificuldade na escola/faculdade/trabalho, desavenças familiares, problemas financeiros, ou até mesmo uma questão interna com você mesmo, isso ajuda a entrarmos em uma ressaca, muitos problemas ocupando a nossa cabeça, nos faz ficar exausto e as coisas não flui, nos faz só ficar pensando em problemas e mal conseguimos nos concentrar em outra coisa.
Solução:
Não adianta forçar a ler, se sua cabeça não está ali, você não está concentrada naquilo, não vai te fazer bem, você vai sentir que está fazendo por obrigação. Tente resolver os seus problemas antes ou então lidar com isso. Cuide primeiro de sua saúde mental e saúde física. Você precisa resolver e lidar com isso, quem sabe quando tudo estiver aos conformes a leitura não seja mais calma e aproveitada.

4 – Pressão de metas
Parece bobeira, mas quando você tem uma meta de leitura para cumprir você se pressiona um pouco para conseguir bater aquela meta, tem gente que consegue lidar com isso numa boa e lê com muitas metas, eu sou uma delas, adoro metas, isso me motiva, porém outras pessoas não conseguem e lê forçado, e isso acaba fazendo você entrar em uma ressaca.
Solução:
Não se pressione, e você não será menos leitor por não ter metas e se tiver não cumprir, o dia a dia também muda as nossas leituras, não é quantidade que te faz leitor e sim a qualidade da sua leitura, o seu prazer lendo, não se force a ler, leia no seu tempo e seja feliz assim.

Como eu entrei em uma ressaca literária?
Ano passado eu comecei a ler Trono de Vidro, e Império de Tempestades acabou de uma forma que me deixou tensa, então fiquei agoniada esperando, e também em janeiro desse ano eu participei de uma maratona que tinha que ler 4 livros em 2 semanas, e isso me deixou exausta, eu amo metas, mas ter prazo para ler, é uma coisa nova, eu coloco para mim, vou tentar ler em uma semana, dependendo do livro em 2/3 dias, mas isso não é uma coisa que tem que acontecer, as vezes não acontece e passa e tá tudo certo, porém na maratona foi exaustivo e isso acabou me deixando em uma ressaca que eu não consigo sair, já tentei com livros leves, com livros que queria muito ler, li os livros rápidos e devorando, mas algumas outras leituras não flui, e eu fui ler Orgulho & Preconceito, é bom, porém para mim, achei um livro muito parado e isso também ajudou a agravar a minha ressaca, estou em processo de cura para isso.

E você já teve alguma ressaca? O que fez?


You May Also Like

0 comentários